Qual a relação entre Imunidade e Manchas na Pele como Melasmas? Quais os cuidados que você precisa ter com a sua saúde para ter uma pele bonita e saudável? Como clarear manchas na pele de forma natural e não-agressiva?

Imunidade X Manchas na Pele

Publicado: 25/11/2018

Qual a relação entre Imunidade e Manchas na Pele como Melasmas? Quais os cuidados que você precisa ter com a sua saúde para ter uma pele bonita e saudável? Como clarear manchas na pele de forma natural e não-agressiva?

Olá! Muito obrigada por ler este artigo! Ele foi elaborado com muito cuidado e carinho para você se tornar uma pessoa cada vez melhor, mais feliz, saudável e próspero! Espero que goste! Boa leitura!


Para falarmos sobre esse assunto, primeiro, vou explicar para você o que é Imunidade de uma forma bastante simples e que, caso deseje repassar essa informação para alguém, essa pessoa também entenda de forma muito fácil =).

Todos nós temos um "Hospital Natural" dentro do nosso corpo responsável por um sistema de Auto-Cura ou Auto-Defesa que cuidam de ferimentos, gripes, inflamações, infecções e até doenças mais graves como Alzheimer e Câncer. Toda vez que nos ferimos, por exemplo, nosso "Hospital Natural" envia dezenas de "Ambulâncias e Médicos" até o local do ferimento e cuida dele para que cicatrize direitinho e não reste nenhum problema. Quando sofremos um ataque de bactérias ou vírus nocivo á nossa saúde, outro exemplo, nosso "Hospital Natural" se encarrega de enviar a "Equipe de Elite" para matar esses seres malignos e conta também com o seu "Sistema de Coleta de Lixo" para eliminá-los do nosso organismo para sempre.

Teoricamente, nosso "Hospital Natural" é perfeito: sua estrutura física é de primeira, sua equipe de atendimento é excelente e seu sistema de coleta e eliminação de lixo é extremamente eficaz. Tudo isso para o seu corpo funcionar de forma adequada, sua mente processar as informações de forma coerente e que sua vida seja produtiva, saudável e equilibrada. Além do que, você tem inúmeras tarefas para executar e uma missão de vida para cumprir, não é mesmo!?

É de suma importância cuidarmos do nosso "Hospital Natural" para que ele sempre se mantenha em bom funcionamento e não tenha uma sobrecarga de trabalho. Afinal de contas, ele é formado por uma equipe restrita e por um sistema de coleta e eliminação de lixo que necessita estar sempre livre para trabalhar corretamente. Caso contrário, ele entra em pane e pára de funcionar corretamente. É através da alimentação, principalmente, que garantimos a funcionalidade e produtividade do nosso "Hospital Natural". Evitar a exposição à agressões externas para que ele não se sobrecarregue também é responsabilidade nossa. 

A nossa pele é um "Escudo Protetor" que garante a funcionalidade e proteção do nosso organismo. Por ser o maior órgão do nosso corpo, ela exige e consome boa parte da atenção do "Hospital Natural" e de suas "Ambulâncias e Médicos". Ela garante, por exemplo, que nossas células retenham água para funcionar de forma correta, nos protegendo contra queimaduras solares, ferimentos, envelhecimento precoce e desidratação. Aqui, você consegue entender a razão pela qual tomar bastante água é essencial, não é mesmo!?

Quando nosso "Hospital Natural" está sobrecarregado e nossos "Médicos e Ambulâncias" estão muito ocupados cuidando de tantos focos de problemas, nosso organismo fica em estado de alerta. Em casos de emergência como esse que, além de tudo, nós não garantimos a funcionalidade e produtividade tendo uma péssima alimentação e hábitos nocivos à nós mesmos, nosso corpo aciona um mecanismo de "Alerta Vermelho" onde a única maneira de nos salvar é nos defender de nós mesmos. Esse mecanismo que nós geramos é conhecido como "Doenças auto-imunes". Você, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre isso!

Bom, vamos falar sobre o tema central de hoje: Qual a relação entre Imunidade X Manchas na Pele?

Faça uma conta rápida: péssima alimentação + falta de tomar água + excesso de acidez no organismo + hábitos agressivos e nocivos a si mesmo = Imunidade Deficiente. Ou seja, Manchas!

As manchas na pele são uma das conseqüências do mau funcionamento do nosso Sistema Imunológico. Se ele estivesse funcionando direitinho, os raios ultravioletas do Sol e da luz branca não nos fariam mal. Ao menor sinal de exposição ao raio, nossos "Médicos e Ambulâncias" nos socorreriam e consertariam a região da pele afetada com a sua "Equipe de Elite". Mas, como eles estavam muito ocupados cuidando de outros problemas, infelizmente, conseguiram "apenas" nos proteger de uma grave queimadura e desidratação. Ou seja, até que as manchas na pele não foram tão ruins assim, não é mesmo!?

Quais as possíveis razões internas para que as manchas surjam na nossa pele?

Pelo que você pôde compreender até aqui, quem causou as manchas na sua pele foi você mesma, certo!? Má alimentação, hábitos nocivos a si mesma, emoções tóxicas, sedentarismo, falta de tomar água, uso de produtos químicos agressivos (ácidos, corantes, perfumes e ingredientes tóxicos presentes nos seus produtos e tratamentos de beleza), uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, exposição nociva ao sol, etc. A soma de todos esses fatores ou de apenas alguns deles resulta em:

  • Excesso de acidez no organismo
  • Fadiga Adrenal (mau funcionamento da Glândula Suprarrenal que é o nosso "Hospital Natural")
  • Mau funcionamento do intestino (principal órgão responsável por produzir nossos "Equipe de Elite" e também pelo "Sistema de Coleta e Eliminação de Lixo")
  • Mau funcionamento do fígado
  • Mau funcionamento do coração
  • Mau funcionamento dos rins (outro órgão responsável pelo "Sistema de Coleta e Eliminação de Lixo")
  • Mau funcionamento do cérebro e de todos os outros órgãos
  • Intoxicação por metais pesados, agrotóxicos, bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas, medicamentos, etc
  • Desequilíbrio Hormonal
  • Desnutrição celular
  • Desidratação celular
  • Insônia ou dificuldade de dormir bem
  • Cansaço, stress e fadiga
  • Dificuldade de concentração, memorização e raciocínio lento
  • Obesidade, gordura localizada, flacidez, estrias e celulites
  • Entre várias outras coisas

Qual a gravidade das manchas na pele?

Bom, as manchas são o menor problema de todos. Isso porque elas são externas e visíveis, ou seja, fáceis de serem detectadas e tratadas. Porém, vai um alerta: se você possui manchas na pele e continua não cuidando da sua saúde, é muito provável que você possua algo de errado acontecendo dentro de você ou que ainda vá ter. Muitos cânceres de pele começam com uma simples mancha que, por falha do Sistema Imunológico e constante agressão ao organismo, evoluiu de forma doente. Portanto, cabe a você (e somente a você) mudar isso.

Outros problemas que aparecem na pele como olheiras, acnes, pústulas, furúnculos, alergias, escamações, inflamações, oleosidade em excesso, poros dilatados e outros também são originadas pela falha do seu Sistema Imunológico. Portanto, mais um motivo para você mudar a qualidade da sua saúde desde já.

Como tratar, clarear e prevenir manchas?

Tratamentos estéticos e produtos cosméticos utilizados de forma isolada NÃO irão resolver o seu problema. "Fiz peeling diversas vezes e não adiantou nada", "Usei diversos tipos de cosméticos clareadores e continuo com a pele manchada" entre outras reclamações comuns serão sempre em vão. Você precisa tratar a sua mancha de forma INTERNA, ou seja, mancha na pele não se trata de problema estético, trata-se de problema de SAÚDE. E é da sua saúde que você precisa cuidar sempre.

Tratamentos estéticos e produtos cosméticos a base de laser ou ácidos agressivos (ácido retinóico, ácido salicílico, hidroquinona, etc) NÃO são recomendados para quem vive em um país tropical como o Brasil ou para quem tem pele de origem asiática, negra ou indígena. Isso porque esses produtos eliminam a camada de proteção natural que temos na pele, o nosso "Escudo Protetor" e estimula ainda mais a produção do pigmento da pele, a melanina. Eles agridem a nossa pele de forma excessiva e, se você faz uso de forma constante ou esporádica, você sobrecarrega cada vez mais o seu sistema imunológico. Você acaba se tornando refém deles, pois a mancha sempre volta e, muitas vezes, volta muito pior. Ou seja, todo seu investimento, tempo e energia serão sempre em vão.

Tratamentos estéticos e produtos cosméticos de origem mais natural ou orgânica cuidam da SAÚDE da pele. Quando aliados aos cuidados com a sua saúde, garantem a renovação celular e atuam de forma antioxidante, eliminando toxinas que tornam as células da nossa pele fracas, doentes e susceptíveis a problemas como manchas e alergias. Ou seja, repor vitaminas e nutrientes de forma natural ou orgânica é cuidar da saúde da pele por dentro e por fora, garantindo sempre excelentes resultados e uma pele cada vez mais bonita, saudável, protegida e com aspecto sempre mais jovial e radiante.

Manchas na pele são problemas genéticos?

Muitas pessoas culpam a genética pelos problemas de saúde e estéticos que possuem. Saiba que, a genética não possui tanta influência sobre você se tiver uma boa rotina de cuidados com a sua saúde e bem-estar. Ela influencia, de modo geral, menos de 20% sobre a sua vida. Os 80% restantes são de responsabilidade sua. Você pode evitar uma série de doenças genéticas que vêm assombrando e perseguindo seus familiares por gerações e gerações. A escolha é sua. A responsabilidade também.


LEIA TAMBÉM:

A MANCHA NÃO ESTÁ NA SUA PELE. ELA ESTÁ NA SUA ALMA.

É POSSÍVEL CLAREAR MANCHAS NO VERÃO? SIM!




Voltar